Acompanharei amanhã a RTP para uma reportagem na histórica fábrica de conservas Ramirez, onde a nossa emissão "Indústria Conserveira" está a ser "enlatada"!
Saem estes selos (e as latas) em 31 Outubro.
Aqui vão uns detalhes sobre o acontecimento:
Graças às
suas qualidades e potencialidades gastronómicas na criação e reinvenção de
novos produtos e sabores, as conservas portuguesas gozam hoje de um inegável
prestígio nacional e internacional.
Desta forma, os CTT Correios de Portugal
decidiram assinalar de uma forma original esta emissão de selos dedicada à
Indústria Conserveira Nacional. A forma que encontraram para este destaque foi
a inclusão de 50 000 séries destes selos dentro de latas de conserva
especialmente serigrafadas e preparadas para o efeito, mas em tudo idênticas às
que se utilizam para comercializar o atum, a sardinha, a cavala, as lulas, etc…
Trata-se da
primeira vez que uma emissão de selos é apresentada ao público em latas de
conserva.
Colaborou
com os CTT nesta aventura a mais antiga fábrica de conservas em laboração no
mundo, a firma “Conservas Ramirez”, fundada em 1853. Por feliz acaso no mesmo
ano em que foi lançado o primeiro selo português: o célebre D. Maria II, posto
a circular a 1 de Julho de 1853 nas versões de 5 réis e de 25 réis.
A Ramirez
assessorou os CTT na escolha da lata especial e na sua serigrafia, assim como
irá proceder à inclusão dos selos nas latas e ao fecho das mesmas em autoclave,
nas suas instalações fabris em Matosinhos, já amanhã, dia 14 de Outubro.
Cada um dos
seis selos desta emissão contém três imagens, uma à esquerda, uma central e uma
à direita. O selo com o valor facial de 0,47€ mostra um Galeão a Vapor, um pormenor
de cartaz publicitário da empresa Annuario do Brasil e um Biqueirão; o selo de
0,58€ mostra o “desenvasar” da sardinha, o pormenor de gravura do livro de ouro
das conservas e uma sardinha; no selo de 0,65€ constam três imagens,
nomeadamente o cais de descarga do peixe para a fábrica de conservas, uma
ilustração de Fred Kradolfer e uma cavala; o selo de 0,75€ demonstra o
enlatamento, um cartaz publicitário das conservas e atum; o selo de 0,80€ com a
secção do “vazio”, um postal publicitário de Brandão Gomes e uma Lula; e por
fim, o selo com o valor facial de 1,00€ que nos mostra a secção do “cheio”, um
cartaz publicitário das conservas Boavista e uma enguia.
Todos os selos têm uma
tiragem de 125 000 exemplares cada. E destes, 50 000 serão apresentados ao público encerrados em latas de conserva.
O design dos selos esteve a cargo
do Atelier Pendão & Prior / Fernando Pendão. Os selos têm um formato de 80
X 30,6 mm.
2 comentários:
Parabéns pela iniciativa.
Bastante original!
Muito obrigado!
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