segunda-feira, agosto 28, 2006

Liga BWIN começa com palhaçada...


1- FCP e SCP ganharam os jogos de estreia. Boas notícias para os Leões que derrotaram - sem favor - um dos presumíveis candidatos à Europa. FCP também ganhou bem.

Os dirigentes do Boavista podiam ter evitado a "cena" do costume a queixarem-se do árbitro.

Por acaso também me pareceu que errou algumas vezes, mas para os dois lados. A nossa Arbitragem é de facto muito fraquinha, mas já se esqueceram do que vimos no Mundial?!

2- Benfica "descansa" nesta jornada à custa da "Palhaçada" que envolveu o Caso Mateus, a Liga , a FPF etc...

3 - Esta discussão sobre a Primazia dos Tribunais Desportivos face aos Tribunais de cada País, a qual é reforçada pela FIFA à primeira "suspeita" de desobediência, ameaçando com o impedimento das Equipas do País em causa participarem nos campeonatos que organiza - inclusivé a Selecção Nacional - tem que se lhe diga...

Eu penso que nenhum Tribunal Português se deve preocupar em julgar se o jogador fulano ou sicrano deve ser irradiado ou punido com 2, 3 ou mais jogos de suspensão caso tenha batido no Árbitro, mas... e se o Árbitro agredido se queixar na Polícia? Não é caso de Tribunal?

Também sou de opinião que devem ser os organismos específicos da FPF (que delega na Liga, mas é responsável perante o Estado e a FIFA) a decidir sobre recursos de decisões de carácter desportivo, como a inscrição de Jogadores. Mas... e se esse jogador tiver apresentado para inscrição documentos falsos? Não é um caso de Tribunal?

Não conheço o caso em análise (do Jogador Mateus) mas parece-me que a fronteira entre o domínio puramente desportivo e o da responsabilidade civil e criminal - própria da esfera da Justiça da República - é cada vez mais estreita...

Podemos até considerar que em Portugal a Justiça anda pelas ruas da margura (Apito Dourado, Cas Pia, etc, etc...) Mas o princípio da coisa é que me assusta. Futebol é apenas um jogo...

Todo o cidadão português tem o direito constitucional de recorrer aos Tribunais para que justiça seja feita, e não me parece que a FIFA ou a FPF tenham alguma coisa a ver com isso.

Lembram-se do caso Bosnan e da jurisprudência que criou perante a UEFA?

Talvez a FIFA precise de uma decisão deste tipo para perder alguma da sua soberba. Não são donos do Mundo (embora pareçam).

Nenhum comentário: