quinta-feira, abril 30, 2015

O Lince Ibérico

Lançamos hoje, no CCB, a 2ª emissão que dedicámos ao "Lince Ibérico". Foi feita pelo Prof. Fernando Correia, um dos mais conhecidos ilustradores científicos da actualidade.

Desta vez a pretexto da sua reintrodução no nosso país.

Já em 1988 tínhamos feito uma outra emissão - desenhada pelo José Projecto, a quem envio um abraço de muita amizade - tendo por base tratar-se  naquela altura ( e ainda hoje) de uma espécie em vias de extinção.

Em 1988 era nosso propósito obtermos o ambicionado endorsment do WWF, o que faria multiplicar as vendas daqueles selos.

Para isso a espécie tinha que ser aceite (estando no cadastro WWF das que se encontravam em vias de extinção) e, obviamente, tinha que se comprovar que ainda existia no país.

E aqui é que " a porca torcia o rabo"... O íntegro biólogo que a Secretaria de Estado do Ambiente e Recursos Naturais ( daquele tempo) encarregara de nos dar assessoria técnica nesta matéria não estava muito convencido:

 - "Dr. Raul Moreira, olhe que o bicho não tem avistamentos em Portugal há mais de seis meses..."
 - "Mas Professor, isso é por causa de serem poucos e a Serra da Malcata também  está quase despovoada...Quem o poderia ver?"

Só me faltava argumentar que os "malcatenses", para além de serem poucos, sofriam de miopia congénita geral, ou outra coisa assim...

Na expectativa do probo biólogo (Dr. Castro Henriques) não assinar por baixo a nossa escolha da espécie - aqui para nós muito mais sexy do que o pássaro "priôlo" ou do que o peixe "saramugo" - foi necessário recorrer à dialéctica, utilizando o método socrático - de Sócrates, o velho, não confundir com o novo, embora ambos estivessem presos.

E lá consegui convencer o nosso biólogo que o lince e a sua família até podiam pernoitar (ter o apartamento) em Espanha. MAS nada impedia - e seria impossível provar - que não se deslocassem a Portugal nas suas viagens diárias em busca de alimento.

Caramelos e latas de melocotón de lá para cá, café de cá para lá ( neste caso coelhos).

A Emissão fez-se. O Presidente de Honra do WWF ( O Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo) gostou tanto que mandou dizer ser a "mais bela" das dezenas daquele ano  que tinham o símbolo do WWF impresso.

Os colegas e amigos dos correios  espanhóis  não gostaram da nossa antecipação (queriam o lince e o WWF também nos seus selos) e vingaram-se.

Anos mais tarde lançaram uma emissão de selos dedicada a ...Viriato: Lusitanorum Rex e herói da Hispânia.

Ainda tenho essa emissão atravessada na garganta. Toscos e vingativos!

terça-feira, abril 28, 2015

A 1ª Guerra: Comemoração ou Evocação?

Andamos nisto dos selos há alguns anos. "Andamos" os Srs filatelistas mais antigos e eu próprio.

Por isso não posso vir aqui dizer disparates do tipo "não se comemoram mortes em selos" , ou "não se celebram guerras na filatelia nacional".

É mentira.  Mortes e Guerras foram retratados em selos, desde sempre.

Uma das primeiras emissões temáticas nacionais foi a de 1931, celebrando os "900 anos da morte de Santo António". E mesmo que quiséssemos fazer excepção do caso dos Santos ( que na doutrina católica começam a viver em plenitude de graça desde o dia da sua morte) o azar é que logo a emissão seguinte de 1934 foi a que celebrou o "4º Centenário da Morte de Gil Vicente" o qual ainda não foi canonizado. E mais ainda: Alexandre Herculano, Pedro Hispano (João XXI), etc, etc...

E sobre as Guerras? Muitas emissões se fizeram: A Tomada de Lisboa aos Mouros (essa malta desprezível...); A Tomada (definitiva) de Coimbra aos Mouros (outra vez esses gajos! E relapsos!); A Tomada de Évora ( é preciso dizer a quem foi tomada??).

Acontece que por estes dias se evoca a Grande Guerra 1914-1918. Portugal entrou na guerra oficialmente em 1916, embora o 1º soldado apenas tivesse pisado o teatro de operações em 1917.

Merece um selo esta efeméride? Ou não? O início da guerra ou as declarações de guerra não me parecem elementos "comemoráveis" no sentido explícito do termo.

Mas talvez fosse possível evocar neste longo período que vai de 2014 a 2018 o centenário do acontecimento de indesmentíveis efeitos e consequências globais  que foi a WWI.

Nas palavras do Sr.Tenente General  Mário Cardoso, Presidente da Comissão Coordenadora da Evocação do Centenário da 1ª Guerra Mundial , estaria em causa nunca celebrar a Guerra, mas antes:

 "Evocar o sacrifício dos portugueses chamados a lutar por objectivos entendidos como nacionais. Sacrifício feito naturalmente por soldados, mas partilhado por toda uma rectaguarda onde está incluído todo o Povo português".

E aqui, nesta forma de tratar o assunto  já eu me revejo. Evocar para nunca esquecer o que se passou , pois o esquecimento levou à WWII, como todos sabemos.

Merece um selo? Digo que sim. Na oportunidade adequada. E já agora, não deixem de consultar este site:
http://www.portugalgrandeguerra.defesa.pt/Paginas/default.aspx

segunda-feira, abril 27, 2015

Entre cravos e outras andanças

Sexta feira de autógrafos acompanhando a Fátima Moura e o nosso livro "Conversas de Café", por Coimbra e Leiria, com paragem no sempre notável "Manjar do Marquês" para recompor.

Mestre Paulo e Dona Maria de Lurdes continuam em grande, fazendo do seu restaurante um oásis de bem estar naquelas paragens. Com três gerações presentes na sala a responsabilidade é cada vez maior. Pede-se à neta (e filha) que saiba aprender e continuar o trajecto que começou - antes do 25 de Abril - num balcão de apoio a uma estação de serviço da Shell... Quem se lembra desta primeira paragem?

Já publiquei as fotos das sessões  no café "Santa Cruz" ao lado do "repouso do guerreiro" ( é o caso) e no "Espaço Eça" (Leiria). Ambas as casas são notáveis , cada uma à sua maneira. E a simpatia com que somos recebidos não cessa de me espantar.

Ali e noutros lados...

Os CTT têm uma magna reserva de credibilidade e de good-will no que respeita aos contactos com as pessoas, por esse país fora. Foram centenas de anos a respeitar os outros para sermos respeitados.

 Tomaram muitas organizações possuirem tão extraordinário "pé de meia"!

Mesmo sabendo que assim é fico sempre agradavelmente surpreendido por ver.

E agradeço: Muito obrigado!

Logo a seguir foi o Dia da Liberdade. Mais um ano a celebrar o "25 de Abril".

Desta vez a Região Autónoma da Madeira associou-se!  Saúda-se o bom senso dos responsáveis do actual Governo Regional, finalmente pondo fim a uma cega-rega que parecia birra infantil.

E como faltou poema na sexta, aqui vai o elogio em forma de verso que a importância da efeméride aconselha.

De Edmundo Bettencourt uma lufada de ar fresco, livre como o vento:

Ar Livre

Enquanto os elefantes pela floresta galopavam
no fumo do seu peso,
perto, lá andava ela nua a cavalgar o antílope,
com uma asa direita outra caída.
E a amazona seguia...
e deixava a boca no sumo das laranjas.
Os olhos verdes no mar.
O corpo em a nuvem das alturas
- a guardadora
da sempre nova faísca incendiária!

Edmundo Bettencourt - Antologia Poética



quinta-feira, abril 23, 2015

Os Livros

O Dia Mundial do Livro celebra-se esta semana. Nalguns países foi ontem, noutros será hoje.
Poder dizer bem dos livros e da leitura nem é dever ou obrigação. É um autêntico prazer. Neste caso relembro o Poeta e a fala do Gama ao Rei de Melinde:

“Mandas-me, ó Rei, que conte declarando
De minha gente a grão genealogia:
Não me mandas contar estranha história,
Mas mandas-me louvar dos meus a glória."


Tal como o Dom Vasco sinto-me com o peito inchado por escrever um Post a louvar o livro .

Existem várias ( e muito americanas)  listas de razões pelas quais devemos ler. Uma das mais engraçadas foi escrita por uma mulher e podem ler aqui:

http://www.barnesandnoble.com/blog/10-reasons-we-read-other-than-because-reading-is-the-greatest/

Na minha forma de ver o mundo ler um livro  é como espreitar para dentro de outras mentes sem nunca corrermos o risco de nos expormos ou de observar a exposição nos actores (quando vemos cinema, teatro e televisão). Temos o prazer de "cuscar" à janela sem o opróbio de sermos descobertos.

Podemos ler duas ou três linhas e com elas construir um universo paralelo de faz de conta que nos embala para uma boa noite de sono. Guardando o resto do livro para o dia seguinte.

É a oferta ideal. Também é a mais perigosa das ofertas. Tem ideias dentro.

Neste mundo de reality shows e outras obscenidades, uma ideia original é das coisas mais perigosas que existem.

A prevalência de televisão  torna as pessoas de tal forma  opacas que quem é visto com um livro pela mão toma de imediato o rótulo de "intelectual". Que piada!

"Intelectual" era o antigo teórico da ciência, por oposição aos cultores das ciências práticas. Os filósofos por excelência. Também os grandes generalistas , as mentalidades abrangentes com interesses polifacetados em Arte, História, Literatura, Arquitectura, etc...

Infelizmente  o saber amplo e generalista, a ideologia e o estudo das humanidades estão cada vez mais fora de moda . Hoje deseja-se o imediato e o que dê menos trabalho. O pronto-a -qualquer coisinha.

Compreende-se que o livro esteja em decadência. Pelo menos na sua forma física. Até eu já leio em IPad muita coisa. Mas isso, como já aqui expliquei, é mais consequência da falta de metros nas paredes...

Gostar de ler e de livros não é apenas uma questão de paixão ou de emoção. A Ciência corrobora a necessidade de ler:

"The research, (...) showed that reading literary works cultivates a skill known as "theory of mind," which may be described as the "ability to 'read' the thoughts and feelings of others."

Fonte: o ubíquo HuffPost. Provavelmente leram isto nalgum livro...

quarta-feira, abril 22, 2015

A Formação

A minha gente da Filatelia era há muito considerada "relapsa" pelos colegas dos CTT encarregues das acções de formação. A malta dizia que sim, depois desenfiava-se, depois remarcava, depois tornava a não ir... E por aí em diante.

De tal forma que eu já não tinha lata de me cruzar no elevador com os tais colegas, um bocado farto das alfinetadazinhas que (cheios de razão) me pregavam nas costas. E como (graças a Deus) superfície  não me falta, imaginem a quantidade de buraquinhos minusculos que exibo lá atrás, entre o real assento e a nuca.

O falante ( neste caso escrevente) não ajudava nada a esta festa. Estou sempre pronto a dar formação (vício maldito de ter sido professor e que nunca me vai largar, até morrer). Mas quanto a estar na outra ponta do pau (salvo seja)? Não me seduzia muito e arranjava todas as desculpas possíveis para o desenfianço.

Isto tinha de acabar. Motivo pelo qual começámos ontem com uma acção de formação. A primeira de uma série que envolverá também (um pouco mais tarde) um "team building". A ideia é pôr a quase totalidade das 57 pessoas afectas à direcção a usufruir de sessões de formação fora das nossas instalações.

Et moi aussi!! Era o que faltava!

A não ser, está claro, que apareça alguma gripe...Se um gajo está doente tem desculpa Panair (esta já faliu. Foi antes da TAP)...

Alguém sabe onde se compram? As gripes? Apenas para referência futura, está Claro!

Por isso estes Posts podem sofrer algumas quebras de regularidade. A não ser que apareça a tal gripezita.


segunda-feira, abril 20, 2015

Para Descansar a Vista...À segunda feira

Estive em Fátima (Avé Maria!) na sexta passada, motivo porque apresento hoje aqui o habitual poema "das sextas".

Um poeta fora de classificações num dia fora do normal. Está dado o mote, fazendo com que ambas as escolhas ( a do poeta e a do dia) se acompanhem.

Mas haverá categorias para a poesia ?

No início da Poética, Aristóteles anuncia que vai falar da poesia e das suas “espécies”  - Poética, tradução de Eudoro Sousa (1994) -   podendo nós admitir deste texto que, segundo o Autor, a arte da poesia se concretiza em diferentes modalidades (géneros) a partir de um modo único de realização (mimesis).

Passados uns milhares de anos a "coisa" não será assim tão "taxativa" como o mestre dos antigos a quis apresentar. Há poesia que rima, a que não rima, a que parece prosa e a prosa que se lê como se fosse poesia... E depois? Bem, depois há os poetas que resistem a qualquer tipo de classificação.

Os outsiders.

Tomem  lá , se fizerem o favor, do poeta de rua brasileiro - Mário Gomes - esta proposta:

AÇÃO GIGANTESCA

Beijei a boca da noite
E engoli milhões de estrelas.
Fiquei iluminado.
Bebi toda a água do oceano.
Devorei as florestas.


A Humanidade ajoelhou-se aos meus pés,
Pensando que era a hora do Juízo Final.
Apertei, com as mãos, a terra,
Derretendo-a.
As aves em sua totalidade,
Voaram para o Além.


Os animais caíram do abismo espacial.
Dei uma gargalhada cínica
E fui descansar na primeira nuvem
Que passava naquele dia
Em que o sol me olhava assustadoramente.

Fui dormir o sono da eternidade.
E me acordei mil anos depois,
Por detrás do Universo.

Mário Gomes

Nota biográfica sobre Mário Gomes com chapelada ao Prof. João da Mata (UFRN)

 O poeta Mario Gomes  tem como lema a liberdade. Nascido em Fortaleza no dia 23 de julho de 1947. Anda maltrapilho pelas ruas pedindo de empréstimos o que comer e beber. Poeta maldito. Vive bêbado. Irreverente viajou diversas vezes ao Rio de Janeiro e Salvador para retornar em seguida à sua terra natal. Mário é doido! Mario é preso e escapa para ser preso novamente. Mário é livre e vive a poesia em estado de miséria. O autor de “Lamentos do Ego” é um poeta metafísico para quem a poesia é vital. A vida é altamente preciosa, mas não vale nada, diz o poeta defendendo tese.

O quadro Starry night é (obviamente) de Van Gogh , mais um outsider de génio.

quinta-feira, abril 16, 2015

Há Bóinas e Barretes


Temos um vizinho lá na Beira que nunca tira a bóina da cabeça. Em 34 anos que levo de frequência daquela terra não me lembro de ter visto cabelo ou careca ao vizinho, que obviamente tem por alcunha "o Bóino".

Ainda por lá anda, e bem, embora mais amparado para a enxada o que será normal para quem conta 40 anos em cada perna.

Nas primeiras vezes em que  meti pés e cabeça na serra não percebi bem a alcunha. E recordo-me de ter perguntado à minha mulher:
 - "Porque é que lhe chamam "o Bósnio"? Passam fome lá em casa? É por ser magro?"
Estávamos na época do grave conflito nos Balcãs, da guerra civil, o que talvez perdoasse a minha confusão.
 - "Não é Bósnio ! É Bóino!!"
 - "Bóino?? De bóina?"
 - "Sim, parece que saíu da barriga da mãe com ela já enfiada na cabeça. Nunca a tira. Nem entra na igreja para não ter de a tirar."

O "vizinho Bóino" tornava-se assim mais uma estranheza da província para o imberbe  sulista, a juntar à mania de "beber um branquinho antes do almoço, porque o tinto de manhã fazia mal" e daquela senhora que era "média" e que nunca devíamos olhar a direito nos olhos... Para não falar do "Ti Zé da Viúva, endireita que sabia mais de ossos a dormir do que os médicos todos do hospital de Seia, juntos e acordados".

Há quem julgue que a "bóina" será sobretudo decoração da cabeça.

Essa gente ainda admite que a "bóina"  também poderá assumir alguma funcionalidade ao nível da proteção do coiro (digo, do couro!) cabeludo, mas é esse um argumento que não os convence inteiramente. Protecção, dizem, é  função dos passa-montanhas, dos capacetes de motociclismo, das viseiras dos soldadores.

Uma "bóina" mal comparada seria assim um protótipo ( um projecto nos primeiros dias de gestação) do que mais tarde se pode vir a transformar num chapéu alto para ir a Ascot.

Evidentemente que quem tal pensa e tal diz corre algum risco com estas metáforas, não vá  dar de frente com algum amigo basco , gascão ou beirão...

Nesses locais a "bóina"  é uma espécie de “gravata” agrícola de honra, um substituto proletário do chapéu de feltro dos proprietários rurais e dos seus "sargentos". Uma "bóina" no Norte de Espanha é um símbolo de resistência ao franquismo.  Um orgulho local!
Para já não falar das aplicações castrenses em vermelho, castanho ou preto...

Lembrei-me hoje desta história do nosso vizinho "Bóino" porque se tomou mania habitual neste país julgar cada um pelo adereço ( a bóina) atribuindo-lhe mais importância do que o fundamental (a cabeça).

Num julgamento de suposto perito internético  sobre um restaurante que não menciono, porque tenho de experimentar em primeiro lugar para depois opinar, li que " se tratava de uma casa muito bem decorada, cheia de luz e de bom gosto. Serviço muito gentil e cordial. Excelentes copos e demais atavios sobre as mesas. Clientela bonita (seja lá isso o que for). Um Must para ver e ser visto!"

Continuando mais uns parágrafos neste tom.

"E sobre a comida?" Perguntarão vossas mercês ( e eu também).

Pouco. Pouquíssimo. Umas frases no sentido de que "É uma casa ainda em processo de crescimento, tem amplo espaço para melhorar. A vontade  de experimentação do jovem chef terá resultados garantidos dentro de pouco tempo."

Aqui quase que me apetece  interrogar "E aos costumes disseram nada? Não serão os críticos parentes do dono do restaurante?"

Para quem lê nas entrelinhas, neste restaurante investiu-se demasiado na "bóina" e um pouco menos nos "miolos".
E quanto à "vontade de experimentar do jovem chef"?
Com o devido respeito ele que vá experimentando com a família. Depois de estar treinado que venha então cá para fora mostrar o serviço.

Quem vê passar o nosso vizinho diz : -"Lá vai o bóino".

Mas antes levar a orgulhosa bóina empoleirada no cocuruto do que um barrete enfiado até às orelhas!

Digo eu.

quarta-feira, abril 15, 2015

El-Rei Anão

Em Elvas apresentámos o último livro da Fátima Moura "Conversas de Café", com direito à presença do Sr. Presidente da Câmara e Srª Vereadora da Cultura.  A sessão em Campo Maior foi adiada para outra ocasião, devido a questões logísticas com as listas de convidados.

A Fátima levou o "material" para fazer um cafézinho lá mesmo na Loja dos CTT, discorrendo sobre a matéria em que se especializou.

E depois almoçámos no "Lagar", casa simples e de bom acolhimento onde se pratica uma cozinha que nos dá ideia de estarmos em nossa casa. As "Migas" eram muito boas. O vinho da casa vem lá de baixo, de Pias e não desmereceu da região de origem. Embora melhor o branco que o tinto.

Naquele lugar era mister haver sericaia e ameixas em calda. E havia.  Boas  ambas.

Não sei quanto custou, porque a nossa colega Luzia fez a partida de se antecipar à continha... Mas estimo preços recatados. Se somarmos a isso doses grandes ( a perder de vista) então resulta daqui a recomendação para visitarem. 

Para mais a casa tem visitantes interessantes: mesas ocupadas por nuestros hermanos eram muitas. E noutra estavam os amigos do Grupo de Intervenção Protecção e Socorro da GNR (GIPS).

Mas tomem em atenção que se trata de uma casa simples, repito! Guardanapos de papel e papel nas mesas.

Como chegar?

Se derem com a estátua de El-Rei Anão (D. Manuel I) desloquem-se de forma a ficarem com a mesma à vossa direita. Depois é só descer a rua e indagar.

El-Rei Anão???!!!

Pois. Parece que o dinheiro para a estátua não terá sido suficiente e então fizeram o rei com metro e trinta ( mais ou menos...).

Por mim nada a dizer. Nunca gostei muito da criatura. Saiu-lhe a sorte grande. O D. João II deixou tudo feito e este aproveitou. E até casou com a prometida do malogrado D. Afonso, único filho do Príncipe Perfeito. 

Bem feito estares para ali em Elvas em propósitos de meia leca...


segunda-feira, abril 13, 2015

Não há descanso para os ímpios (moi)

Vim de  Bragança - onde tudo correu muito bem, grande qualidade da organização por parte do Museu do Abade de Baçal - e já hoje temos o Conselho Consultivo de Filatelia, para logo amanhã ir  para Elvas e Campo Maior para sessões de autógrafos e de apresentação do nosso livro "Conversas de Café"  da Fátima Moura.

O Senhor Comendador Rui Nabeiro fará as honras em sua "casa". No Centro da Ciência do Café, recentemente inaugurado.

Não me lembro se já lhes falei do nosso Conselho Consultivo de Filatelia?

É um órgão - rigorosamente "pro bono", sem qualquer tipo de remuneração -  que reune duas vezes por ano, para se pronunciar sobre a lista de sugestões que recebemos para emissões de selos e edições de livros.

Composto por membros proeminentes da sociedade civil, oriundos de diversas áreas do conhecimento, permite aos CTT que a decisão sobre a short list a apresentar à nossa tutela sobre aqueles assuntos seja devidamente fundamentada e apoiada.

E quem são os elementos deste Conselho? Por ordem alfabética:

 - António Costa Pinto (Historiador e Politólogo - ICS da Universidade de Lisboa)
 - Carlos Fiolhais (Físico - Universidade de Coimbra)
 - Guilherme d'Oliveira Martins (Presidente do TC e do Centro Nacional de Cultura)
 - Henrique Cayatte (Premiadíssimo Designer português)
 - Henrique Leitão (Historiador da Ciência - Universidade de Lisboa - Prémio Pessoa 2015)
 - Luiz Duran (emérito Director de Arte dos CTT)
 - Nuno Crato (Cientista e divulgador da Ciência).
 - Pedro Vaz Pereira (Presidente da Fundação Portuguesa de Filatelia).

Preside o Presidente dos CTT e, quando não coincide a presidência com a tutela da Filatelia,  participa ainda o Administrador que tem a área da Filatelia.

Eu organizo e secretario os trabalhos.

Estas sessões são muito interessantes. É admirável ouvir gente de tanta qualidade exprimir as suas opiniões sobre esta matéria. Que pena não poder escrever sobre o que lá se passa.

Talvez nas minhas memórias...


quarta-feira, abril 08, 2015

150 Anos do Abade de Baçal

Parto para Bragança, onde estarei amanhã e Sexta Feira, nas comemorações dos 150 anos do nascimento de Francisco Manuel Alves, Abade de Baçal.

Figura incontornável da região transmontana, grande arqueólogo, etnógrafo e historiador da terra e das suas gentes.

Textos escritos neste blog ficam reservados para a próxima Segunda Feira dia 13. Mas vou enviando fotografias dos locais onde vou parando para petiscar.

terça-feira, abril 07, 2015

A saga dos correios em Portugal

Em 2020 comemoram-se 500 anos da actividade postal organizada em Portugal. D. Manuel I criou o ofício de correio-mor do reino em 6 de Novembro de 1520.

Destes homens tomou nome este blog, criado em 2004.

Foram 11 Correios-Mor, contando com os 4 de nomeação real, até 1604, e com os hereditários da família Mata, a partir daí e até 1798. Modernamente o Estado Novo deixou que mais dois dirigentes dos Correios assumissem esse título: Couto dos Santos e Carlos Ribeiro.

Para evocar esta data - que poderá constituir uma das primeiras menções escritas a qualquer actividade de Estado em Portugal ainda no activo - preparamos um conjunto de acções , filatélicas e outras.

Hoje levanto um bocadinho este véu, referindo-me ao programa de selos, livros e de exposições.

-  5 emissões de selos dedicados a esta efeméride ( desde 2016 a 2020, inclusive):
Figuras da história postal (2 séries); A evolução da Marca CTT; Objectos que fizeram a história dos correios; O Futuro - CTT Sociedade Aberta.
-  Um Livro temático sobre os "500 Anos do Correio" que vai conter todos os selos das emissões em causa.
-  Uma exposição alusiva aos 500 anos no Dia Mundial do Correio – a inaugurar em 9 de Outubro 2020 e a realizar na FPC.

Para nos ajudar na coordenação deste projecto fizemos apelo ao Dr. Fernando Moura, antigo curador das colecções do Museu Postal e grande conhecedor da história dos CTT. Será dele o Livro e ainda a escolha ( em conjunto connosco) dos temas de cada selo.

Muitas outras manifestações serão anunciadas sem ser do foro exclusivamente filatélico. A pouco e pouco irei dando aqui conta deste assunto.


Gosto de planear estas coisas com tempo e com calma.  Para ansiedades de última hora não contem comigo.

Acresce que em 2020 farei 65 anos. Provavelmente este será o meu último projecto de relevo aqui nos CTT. Já agora , e se não se importassem, gostaria que saíssemos ambos  bem.


O projecto dos 500 anos e eu próprio!

segunda-feira, abril 06, 2015

Ouçam!! Que disto já não se faz...

A canção "Ouçam" (sempre me pareceu "oução" dada a ênfase no verbo dada pelo vozeirão do Eduardo Nascimento) ganhou um festival em 1967 e , pelo menos durante algum tempo, ficou no ouvido dos portugueses. Tinha uma letra um bocado primária  - o Vento a mudar e ela que não voltava, etc... - que me desculpe o poeta Magalhães Pereira pela observação, mas o refrão ficava connosco.

 Há dias  acordei com ela outra vez no ouvido. Em 1967 tinha 12 anos. O dia-a-dia era simples. Eu nos Salesianos, o meu pai a trabalhar no MOP, a mãe a ensinar telefonistas nos defuntos TLP.

O Celtic ganhou em Lisboa, na Luz o único título dos Campeões Europeus da sua história. Ganharam por 2 a 1 ao Inter de Milão.

E o Sr. Manoel de Oliveira, já com 59 anos,  não filmava longas metragens desde 1962, "castigado" pela nomenklatura que se tinha atrevido a contestar. A PIDE tinha-o "referenciado".

Para convencer a Gulbenkian a financiar o novo cinema português independente  era fundamental que Manoel estivesse nessa barca. Azeredo Perdigão (conhecido "patinhas" para estas coisas dos adiantamentos, essas modernices liberais), só assinava o cheque se "Oliveira concordasse em realizar um último filme".

Aliás, a possibilidade de Oliveira realizar um "último filme" parece que seria a moeda de troca para ele próprio chegar-se à frente e apadrinhar o núcleo dos "modernos realizadores à espera do subsídio",  que integraram depois o Centro Português de Cinema.

Meu mestre Bénard da Costa teria sido o "apóstolo" desta ideia junto do Dr. Perdigão.  E este, entusiasmado pela craveira de Manoel, fora a S. Bento pedir licença para avançar.

O que foi concedido. O que era para ter sido o "último Filme " de Manoel de Oliveira, "O Passado e o Presente",  estrearia em 25 de Fevereiro de 1972.

Depois desse "último filme" o jovem Manoel (que já tinha 13 filmes e documentários feitos em 1972)  ainda tirou para fora da sua funda cartola mais 30 (!!) longas metragens e mais 14 médias e curtas...

É obra? Não amigos leitores. São muitas obras!

Nota: Porque será que a malta do Governo só pensa na cultura quando morre um artista?? Ninguém falta ao funeral... Pôrra compadres que estamos em ano de eleições!!

quinta-feira, abril 02, 2015

Para Descansar a Vista...na Páscoa

Antecipemos o poema das sextas feiras por respeito para com o dia de amanhã.

Pela primeira vez há muitos anos não vou passar a Páscoa à Serra. As "anciãs" cá de baixo não me deixam "laurear a pevide" .

A "santa" lá de cima está pior do que uma barata tonta... Mas como em Junho tenho dois casamentos lá na terra ( e num deles serei padrinho) tudo se irá compor. Acho eu.
Resultado de imagem para Easter images
Como Páscoa significa "Passagem" lembrei-me deste clássico de Carlos Drummond de Andrade: Passagem da Noite.

É um poema que reflecte algum desânimo. Mas não há mal que sempre dure!

"Clara Manhã Obrigado! O essencial é Viver!"

Espero que gostem e desejo uma muito boa Páscoa a todos!!

É noite. Sinto que é noite
não porque a sombra descesse
(bem me importa a face negra)
mas porque dentro de mim,
no fundo de mim, o grito
se calou, fez-se desânimo.

Sinto que nós somos noite,
que palpitamos no escuro
e em noite nos dissolvemos.

Sinto que é noite no vento,
noite nas águas, na pedra.
E que adianta uma lâmpada?
E que adianta uma voz?

É noite no meu amigo.
É noite no submarino.

É noite na roça grande.
É noite, não é morte, é noite
de sono espesso e sem praia.
Não é dor, nem paz, é noite,
é perfeitamente a noite.

Mas salve, olhar de alegria!
E salve, dia que surge!
Os corpos saltam do sono,
o mundo se recompõe.
Que gozo na bicicleta!

Existir: seja como for.
A fraterna entrega do pão.
Amar: mesmo nas canções.
De novo andar: as distâncias,
as cores, posse das ruas.

Tudo que à noite perdemos
se nos confia outra vez.
Obrigado, coisas fiéis!
Saber que ainda há florestas,
sinos, palavras; que a terra
prossegue seu giro, e o tempo
não murchou; não nos diluímos.

Chupar o gosto do dia!
Clara manhã, obrigado,
o essencial é viver!

Carlos Drummond de Andrade


quarta-feira, abril 01, 2015

Desconfianças

O gato desconfia do cão, o periquito não confia no gato. São predadores uns dos outros. É compreensível. Se um deles não desconfiasse acabava comido.

Havia um merceeiro na nossa rua, o Sr. Cunha, que desconfiava de toda a gente. Ouviram bem. Não era ao contrário. O cliente pagava e o merceeiro contava os trocos vezes sem conta, sempre à espera de ser enganado. Quando eu lá ia chegava a apalpar-me os bolsos à saída para ver se eu não levava rebuçados do frasco que tinha aberto no balcão. Teria  6 ou 7 anos e por vezes levava mesmo daqueles rebuçados nos bolsos. Mas isso não vem ao caso. O fornecedor não pode duvidar do cliente.

O dono da oficina de mecânica que arranjava o velho chasso do meu Pai (um Fiat 124 1600 com  carburadores duplos "weber"que, se não estivessem bem afinados, gastava uns 15 litros aos 100 ) enganava-o quase sempre que o carro lá ia. O meu Pai sabia e , na volta, enganava-o a ele também quando iam à caça, com as despesas dos hotéis, dos cotos e das viagens. Como ficavam as contas ao fim do ano  não sei bem. Mas nenhum se queixava...

Muitas vezes ouvi o meu sogro a vangloriar-se que enganava os taberneiros porque não enchia até cima os garrafões de vinho. Mas essa pequena vigarice era amplamente amenizada pelos lautos almoços de cabrito, queijo da serra e presunto que antecediam o fecho do "negócio". A minha sogra dizia que ele gastava mil escudos para vender 700 mil réis (não sei se se lembram destes "réis").

Neste caso, e por muito que os taberneiros "desconfiassem", nenhum deles deixava de lá estar sempre na quinta à hora do almoço combinado. Seria sinal que o negócio não era assim tão mau para eles.

Lembro-me que gostavam do vinho carrascão do meu sogro porque à conta dessa cor carregada (e pouco própria do Dão tradicional) podiam alegremente "desdobrar" os penalties lá nas tascas com alguma água da chuva. Sempre dizendo piedosamente às filhas e mulheres que serviam ao balcão e à mesa:
-" Os dois primeiros copos são do bom. A partir do terceiro dá-lhes de mistura para não lhes fazer mal. E a nós faz bem."

Dizem-me  - porque não bebo dessas coisas fora de casa à noite - que nalguns lugares da "movida" o whisky novo com coca-cola (mesmo com castelo) não será muito canónico... E mesmo quando se pede para abrir uma garrafa há que ter algum cuidado com a rolha dita "inviolável".

E esta matéria não é nova. O director de marketing da Distillers Company  (Johnnie Walker) constumava ficar no Estoril uma ou duas semanas no Verão e lembro-me de o ouvir dizer (lá para os anos 70) que se bebia no mundo cerca de duas vezes mais  Red Label do que aquele que era produzido...

Dava para desconfiar. E se calhar ainda dá.

Eu não sou grande "desconfiador". Por norma acredito em tudo o que me dizem.
Faço minha a norma antiga de La Rochefoucauld:  -"É mais vergonhoso desconfiar-se dos amigos do que ser por eles enganado."

Mas está o caldo entornado quando me enganam em três coisas - peixe de aquicultura por peixe de mar, lampreia de barragem canadiana ou francesa pela nossa e perdiz de aviário por perdiz selvagem.

Digam a verdade sobre o que vendem ao cliente. Posso até comer à mesma se forem honestos. Por exemplo, a perdiz de aviário feita de escabeche. E há peixe de aquicultura que disfarça bem, se for bem grelhado. Na Lampreia de barragem é que não toco.

Mas dar conta do engano "depois de estar no prato"? É das poucas vezes em que armo confusão. Delicadamente, mas armo.