quinta-feira, novembro 29, 2012

O PC na TVI

Não houve nenhuma novidade na entrevistazinha de ontem do nosso 1º à Judite (não confundir com a "judite"!) e ao Carvalho (não confundir com o que V. sabem!).

Pedro Passos (o Coelho) segue trilhando a sua senda vertiginosa em direção ao desastre, senda essa  que alguém traçou na penumbra dos gabinetes bruxeleanos sobre o "Desenvolvimento do País e  o Controlo do Déficit".

Teimoso como José Sócrates na última e terrível fase do seu consulado.  Estão cada vez mais parecidos. O que é muito mauzinho para Portugal.

Mais austeridade: levas com cortes salariais na Função Pública e nas Pensões já a partir do meio do ano que vem. Nada que eu já não tivesse aqui escrito.

E pouco barulho se não ainda levas com mais!

Segundo soubemos , temos espaço para "tratar da saúde à Educação",  esse luxo das classes baixas ! Educação será para os ricos. (Só falta ouvir dizer que as "mulheres querem-se é estúpidas", como no regime da velha senhora...).

Não me admiraria que o Secundário passasse muito rapidamente a ter propinas, como na Universidade.

Mas fica-me uma dúvida: Se as propinas no Secundário passarem a ser pagas pelo contribuinte (que já paga impostos) como fica a questão da escolaridade obrigatória? Acaba na antiga Primária?...

Assim poupava-se uma data de massa... E aproveitava-se para pôr na rua uma série de Professores que sobrassem...

Pobre País.

Nota indiscreta: Será que o Ministro Portas, do alto da sua exuberante forma de estar na vida, gostou de ser chamado "o 3º do Governo?"

Acho que não... Daí, se calhar, o alheamento do CDS\PP em relação à entrevistazinha...

quarta-feira, novembro 28, 2012

Bruxos voltam a atacar?

Na Imprensa de hoje lê-se que:

 "A Igreja de Angola manifesta a sua preocupação com a crescente expansão da feitiçaria no país, e reafirma a tomada de posições firmes em relação a essa matéria!".

Em Angola? País das "novas oportunidades" (salvo seja e va de retro oh Sócrates!!) ? País do novo Eldorado? O reino do pitrol na terra?

Ainda se fosse em Portugal já se compreendia... Com a falta de gasóleo no carro, de pão na mesa, de livro para a escola, de aspirina para a dor de cabeça... Qual o chefe de família que, em podendo, não gostaria de rogar umas valentes pragas a quem de direito? Até a mim , que ainda não estou nessa situação, vêm-me à memória alguns nomes candidatos...

Agora em Angola acho estranho.  Das duas uma:

a) Ou  esta feitiçaria a que se faz referência tem a ver com a inescapável invejazinha que ataca todas as sociedades prósperas, do tipo: "Ai o sacana já tem o Aston Martin novo e a mim  lá do Stand ainda não me deram a data da entrega?!! Espera aí que te há-de dar uma caganeira das antigas para ver se estreias os estofos Connolly à maneira!"

b) Ou então trata-se da mais velha feitiçaria do mundo, a dos amores contrariados... "Andas com a Zefa e não me ligas nenhuma? Vou-te já preparar um despacho de crocodilo que  nunca mais te endireitas com ela! Nem o Viagra te salva!"

Não há fúria no Inferno comparável  à de uma mulher desdenhada...Mesmo assim, um gajo não se endireitar é chato... Digo eu.

Na verdade o que será um Bruxo ou uma Bruxa? Tirando de lado as aplicações dos termos que terão a ver com a aparência das criaturas?

Bruxo, feiticeiro, necromante, mágico,  têm vindo a ter conotações mais negativas ou positivas consoante os tempos que atravessa o comentador.

Hoje em dia , e depois do Senhor dos Anéis e do Harry Potter, Feiticeiro parece um epíteto melhorzinho do que já fora lá mais para a Idade Média...  E , na prática, o que seriam a Mary Poppins ou a amável dona de casa do "Casei com uma feiticeira" a não ser amáveis bruxinhas?

 Maus, mesmo ruins, daqueles de fugir a correr, teriam sido os Necromantes. Essa malta ou já está morta ou  tem a mania de trabalhar com os mortos, para os escravizar à Zombie, ou para aproveitar as partes em mistelas que têm objetivos inconfessáveis.

De todas as formas os filmes  Twilight e as variadíssimas séries de Vampiros na TV estão por aí para provar que até um Necromante pode apaixonar-se e ter uma vida (mais ou menos)  normal num qualquer subúrbio de Nova Iorque, Londres ou Lisboa.

A modernidade agarrou nos mitos, mutilou-os e transvestiu-os. Temos hoje vampiros delicodoces,  bruxas porreirinhas, feiticeiros a trabalharem nas teses de doutoramento, almas do inferno que andam de Harley e esgrimem correntes contra os criminosos...

Onde se encontrarão os vilões mal-encarados e arrepiantes das histórias antigas?

Os maus mesmo maus, piores que os carapaus?

De certeza não sei bem, mas se estiverem à procura - fora da literatura  "séria" onde os há bué - tentem os jornais do dia, nas páginas da Política...

Nota 1: "Heaven has no rage like love to hatred turned / Nor hell a fury like a woman scorned."  Citadíssima frase de "The Mourning Bride" (1697) do escritor  William Congreve e muitas vezes erradamente atribuída ao bardo Shakespeare.

Nota 2 - Pequena lista daqueles que considero os  10 melhores livros de terror de entre os que li (li muito, mas não li tudo!!) , onde ainda existem personagens fo**** , digo, lixadas de más:

IT (Stephen King)
Ghost Story (Peter Straub)
The Dunwich Horror and Other Stories (Lovecraft)
The Terror (Dan Simmons)
Lisey's Story (Stephen King)
Horns (Joe Hill)
A Dark Matter (Peter Straub)
Something Wicked this Way Comes (Ray Bradbury)
Salem's Lot (Stephen King)

At the Mountains of Madness (Lovecraft)

Tudo em "amaricano" ? Que querem? Estou colonizado literáriamente nesta "praia" do terror...

terça-feira, novembro 27, 2012

IVA na Restauração: afinal como é que é?

O Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais veio ontem afirmar que o encaixe financeiro do Estado com o IVA da Restauração tinha sido mais do dobro se compararmos o período JAN-AGO de 2011 a igual período de 2012.

Na sua comunicação lê-se nas entrelinhas que:

a)  o "famigerado grupo de trabalho" que iria estudar o assunto do IVA naquele setor de atividade pode ter já o "trabalho mais que adiantado"...Pois se o Estado encaixa mais, porque é que se estão a queixar?

b) Não gritavam os arautos das desgraças que vinham por aí falências em barda? E que a fuga ao fisco se ira incentivar com o IVA a 23%?  Afinal parece que tudo não passava de atoarda de "velhos do Restelo", sempre a desdizer daquilo de inovador que o Estado-Governo desenvolve para bem do País...

Vamos lá analisar com calma a afirmação em causa  e os dados disponíveis:

- No período em causa, o  IVA na Restauração passou de 13% para 23%. O Aumento foi de 77%.  Alguém duvidaria que  o Estado cobrasse mais IVA logo no início da nova taxa?...
- Os Empresários foram aguentando estes primeiros meses, muitas vezes fazendo das "tripas coração" e enfiando os seus próprios rendimentos pessoais nos restaurantes , para não encerrar.
- E em cima disto tudo a fiscalização às contas acentuou-se (o que todos achamos bem).

Responde o Sr. Governo:
-"E porque não diminuiram as Receitas face à crise que aperta o bolso de todos nós?"

Resposta: A crise começou a bater no bolso dos portugueses quando o José Sócrates começou a "ir aos vencimentos " da Função Pública. Foi já em 2010.... Qualquer comparação tem de ser feita tendo isso em conta...

Comparar o "está mal" com o "está ainda mal" não costuma funcionar bem... O que deveriam comparar era a receita do setor da Restauração no período de JAN a AGO de 2010 com o que se passa agora.

E nessa comparação, se fosse feita, a Receita obviamente que diminuiu. E só não diminuiu mais porque muitos restauradores não aumentaram os preços para manter a clientela...

Esperemos mais uns meses para ter certezas. Com calma. Porque nestas situações o povo português é conservador. Não muda como o vento.

Nota final: De facto, são outras as consequências do aumento do IVA na economia com base no  estudo independente que podem ver aqui:

http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=61375


sexta-feira, novembro 23, 2012

Plano de Emissões para 2013

Como na 2ª Feira tenho mais uma cega-rega de médicos e de hospitais, e não passarei por aqui,  deixo já hoje para se irem entretendo o Plano de Emissões Filatélicas para 2013 aprovado pela tutela dos CTT .

A – Vultos da História e da Cultura da Lusofonia
1 - Ilse Losa (notável escritora infantil); Raul Rego (figura cimeira da política portuguesa);  João dos Santos  (Fundador da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, cientista , médico  e benemérito); Prof. Engº Edgar Cardoso (eminente Engenheiro e cientista) ; João Villaret (grande ator e declamador);
B – Emissões Temáticas
2 - Sabores do Ar e do Fogo (2ª série)
3 - A Rota das Catedrais (2ºsérie)
4 -  O Ouro Arcaico – Tesouros Nacionais  (série única)
5 - Falcoaria ( a milenar arte da cetraria e a sua utilização atual)
 6 - NATAL 
 7 – Apicultura  - Continente
 8 – Vultos do Desporto Luso-Brasileiro

C – Emissões Temáticas Açores e Madeira
9 – Apicultura – Açores
       10 – Apicultura – Madeira

D – Emissões Protocoladas
11 – EUROPA  2013 – Portugal Continente, Portugal Açores , Portugal Madeira (tema:  Veículos Postais).
 12– Correio Escolar (concurso promovido pelo MEC
  E – Datas da História
13 – 1000 Anos da publicação do Código de Avicena 
14 –500 anos dos contatos por via marítima entre Portugal e a República Popular da China 
15 – Evocação das Missões Católicas em África
16 – Centenário das Missões Laicas em África
17 – Bicentenário do nascimento de Giuseppi Verdi e Richard Wagner

F – Eventos de projeção Internacional
18 - 2013 – Ano Internacional da Estatística (celebrando os 300 Anos da publicação da Ars Conjectandi  -Bernnoulli; Da Lei dos Grandes Números e do Paradoxo  de S. Petersburg).

G – Etiquetas de Franquia de Máquinas Automáticas
               1ª Emissão – Ano Internacional do Cidadão (UNESCO)
               2ª Emissão – 150 anos da Cruz Vermelha Internacional

H – Emissão-Base : Festas Tradicionais Portuguesas (última série)
        

Para Descansar a Vista

Começo com  chapelada e um abraço a meu mestre Vasco Pulido Valente, pelos 71 aninhos de vida que anteontem cumpriu (bem conservados no melhor dos whiskys possíveis) mas também pela crónica de hoje na última página do "Público".

Por muito mal que agora a "malta lusa" se encontre, no dia em que ele nasceu - 21 de Novembro de 1941 - as tropas de Hitler estavam apenas a 60 Km de Moscovo...O Mundo tal como o conhecíamos esteve prestes a acabar, sendo substituído por uma aberração blasfema baseada na primazia da "raça ariana",  fosse isso o que fosse.

E pior do que isso não deve haver nada que a mim me lembre. Apesar da Gasparada e da Troikada que nos vão afligindo.

Para celebrar a Liberdade de Brancos, Pretos, Bronzeados e Pães de Leite aqui fica poema a condizer.

Uma saborosíssima "iconoclastia" de Fernando Pessoa , em redor do louvor à preguiça . À Liberdade de nada fazer .

Liberdade

Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não fazer!
Ler é maçada,
Estudar é nada.
Sol doira
Sem literatura
O rio corre, bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa,
De tão naturalmente matinal,
Como o tempo não tem pressa...

Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.

Quanto é melhor, quanto há bruma,
Esperar por D.Sebastião,
Quer venha ou não!

Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,

Flores, música, o luar, e o sol, que peca
Só quando, em vez de criar, seca.

Mais que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças
Nem consta que tivesse biblioteca...


 Fernando Pessoa (Cancioneiro)

quinta-feira, novembro 22, 2012

Pessimismo ou Otimismo são inatos?

O psiquiatra de serviço nas manhãs da TSF dizia, com graça, que existiam dois tipos de pessoas:
 - Os que eram "Pré-divorciados" , os quais  mesmo no melhor dos mundos conjugais andavam sempre a queixar-se e a fungar pelos cantos, convencidos da sua infelicidade.
- E os "Apaixonados" , que mesmo que vissem a mulher ou o marido na cama com outro (a) achariam que estavam mas era a ver mal e marcavam consulta no oftalmologista...

Na bissectriz entre as duas atitudes, entre o "8" e o "80"  estaria a "normalidade" desejável e desejada.

Começo o Post desta forma porque me apercebi que estou a mudar o meu comportamento em relação a essas coisas.

Sempre fui otimista por natureza, tentando encontrar em todas as situações  a face mais positiva. Neste momento, e sem dúvida que "massacrado" pelo aperto de cinto que todos estamos a sofrer, sinto cada vez mais dificuldade em encarar o mundo de forma tão "sorridente" e "descuidada".

Já nem falo nas vezes em que tenho de controlar a carteira, (mal) habituada a outras andanças, pois estou convencido que essa "reeducação" é mal necessário e comum a todos nós.

O pior é mesmo a ausência de sentido de futuro que resulta de ver e ouvir os principais atores nesta tragédia em que Portugal faz de palco.

Desde o 1º Ministro até ao Ministro das Finanças, passando pelo Sr. Abebe Selassie, Chefe de missão da Troika e representante do FMI em Portugal.

Este, na sua entrevista de fundo aos dois "Notícias" , levanta-se contra ainda mais aumentos de impostos, mas aconselha: "chegou o tempo dos cortes nos sistemas sociais. A opção do Governo deve ser cortar na despesa e debater a fundo o que fazer na saúde, na educação pública e nos apoios sociais."Vejam aqui sff:

À primeira vista o Sr. Selassie começa bem - Mais Impostos não!

Mas analisemos melhor:

1) Considerando o balde de trampa que nos vai cair em cima da cabeça com base no orçamento de 2013 , ao nível do IRS, como seria ainda possível cobrar mais impostos neste país?

Acabava por se gastar mais dinheiro na manutenção de uma Polícia que controlasse os contribuintes não pagantes... E se se instituisse a prisão por dívidas (à moda do tempo do Sr. Charles Dickens) não haveria em Portugal prisões que chegassem para os faltosos...

Ora a 1ª regra do dono dos escravos - mesmo lá para o Alabama de 1860 -  era não matar o "investimento" antes deste render o que se esperava!

2) Agora, no eufemismo das palavras "cortar nas despesas sociais" , o que deveremos efetivamente ler?

Bem falou o "velho do Restelo" encartado, Medina Carreira:  Só faz sentido ir cortar nas verbas maiores - Pensões de Reforma e Ordenados de Funcionários Públicos. Por muito que se corte na Saúde e na Educação, são quantias relativamente mais reduzidas do que o resto. Atuando apenas nessas vertentes não é possível arranjar os 4 mil milhões que são necessários.

Não se esqueçam que  Abebe Selassie, chefe da missão do Fundo Monetário Internacional (FMI), considera que Portugal tem um sistema de pensões “muito generoso”.

Quem acha que temos motivos para Otimismos?  Ninguém?

A não ser aquele "artista" que ainda acha  que vai ver  o Benfica  ganhar a Champions, mais o Campeonato Nacional, calhando a Bota de Ouro ao Sálvio e a Bola de Ouro ao Lima!

E tudo isto no mesmo ano!!

É capaz de ser pouco provável. Digo eu que já não sei nada...

quarta-feira, novembro 21, 2012

Fazer as Contas

Ontei dediquei-me a uma tarefa das mais improdutivas que conheço: deitar fora contas de restaurantes que  deixei de poder utilizar contabilisticamente - ou porque a austeridade levou a que a contribuição patronal para essas despesas seja agora pouco maior que um oxiuro (se não conhecem vão ver o que é) , ou ainda porque me recuso a pactuar com aquela cena mirabolante dos "descontos"  em sede de IRS desenvolvida pelos génios das nossas Finanças.

Lembram-se que a redução de 250 (duzentos e cinquenta) euros no IRS implica a apresentação de facturas no valor total de 26.637 (vinte e seis mil seiscentos e trinta e sete) euros de despesas, ou seja, qualquer coisa como 2.219,75 (dois mil duzentos e dezanove virgula setenta e cinco) euros mensais!

Desta forma, ala para o lixo com esse "papel" todo. Inevitavelmente houve algumas dessas faturas que me prenderam um pouco mais do que outras na altura de amarrotar e deitar fora...Pelo valor (graúdo ou miúdo) pelo local, mas sobretudo pelas lembranças dos episódios a que se referiam.

Exemplo 1 - 2 pessoas na Pensão Borges , em Baião: Carne de Vinha de Alhos para entrar, monumental Cozido à Portuguesa para dois, 1 jarro de vinho branco  avesso de Baião, 1 garrafa de Tinto Crasto 2009, 1 mousse de chocolate, 2 cafés  e uma bagaceira Alvarinha: 40,55€...

Exemplo 2 -  2 pessoas na Casa Pega de Famalicão: Bacalhau à Gomes de Sá, Cabrito assado no forno com arroz de forno, batata assada e grelos, "biquinhos" de vitela e marisco para entrar (são rissóis e eram 4), um jarro de branco da casa e uma garrafa de tinto Passadouro de 95 ( e estava ainda soberbo!), queijo da Serra para terminar e 2 cafés: 56€...

Exemplo 3 - 4 pessoas na Meta dos Leitões: Prato de enchidos da Casa de Sarmento para entrada, 1,6kg de Leitão, 3 garrafas de Espumante Sarmento Moscatel Galego, 4 cafés: 78€...

 Exemplo 4 -  o rol da minha despesa de "avio" na velha Casa  "Frigideiras do Cantinho" , em Braga (Largo de S. João do Souto) - 24 bolinhos de bacalhau (são pura e simplesmente os melhores do mundo!) , 10 croquetes e 10 rissóis: 25,45€!!

E para terminar em beleza uma conta de jantar de gala, no Beira Mar, para 7 Amigos, em ocasião especialíssima: 1,5 kg de Gambas de Cascais ainda a saltar de frescas, 2 Santolas desfiadas na sua casca, Pregado  estalado no forno (o melhor peixe deste mundo e dos arredores, uma bisarma de quase 4 kg!) , vários  toucinhos do céu e framboesas com gelado de baunilha, queijo seco de Serpa  e presunto pata negra, à discrição;  café e digestivos (vinho foi oferecido pelos convidados): 572€...

Oh Tempo, volta para trás!

Responde o Gaspar:
-"Querias oh Guloso!! Vai mas é comer M****! Por  causa dessa e de outras é que o país está como está!"
Que logo tem o responso:
-" E tu oh Bruxéu, vai mas é cobrar o imposto com um camaroeiro para o pé do caneiro da Praia da Rata, que  era para onde   iam parar antigamente os resultados destas alarvices!"

terça-feira, novembro 20, 2012

Há Palavras que matam...

Matar não digo que matem, mas lá que chateiam até encher o balde ,digo, o contentor,  disso podem ter a certeza!

A "coabitação" (por falta de melhor termo a esta hora a que escrevo) na casa do senhorio entre o dito cujo, a "santa" obrigada pelas circunstâncias e este vosso escriba, já foi mais fácil.

A Senhora avó e mãe, cansada de estar sem fazer nada a não ser "ver a Júlia" ou lá quem seja na TV e  receber as amigas (de tarde), começa a ansiar pela sua liberdadezinha de "bater chinelo" - o que sempre fez com muito gosto - daqui para acolá: do padeiro para a lavandaria, desta para a costureira, da costureira para a casa da irmã, da casa da irmã para a do sobrinho , de casa do sobrinho para a mercearia fina do Chico, dali para a Bouticarnes (o que chamam agora ao talho),  rematando tudo com largas visitas à Igreja e ao Patronato, depois de passar pelo Sr. Artur dos jornais e revistas.

Nesta roda de "contatos" se tecia a rede que a fazia feliz e que muito simplesmente consistia em  ser das primeiras a saber as últimas novidades: quem se vai separar de quem, o namoro que começou ou que acabou, o filho que sai de casa dos pais, o filho que entra na casa dos pais, o acidente, o emprego de fulano ou o desemprego de sicrano, etc, etc...

Como isto lhe falta e não me compete nem a mim nem ao senhorio alimentar esta ânsia de "notícias", temos que levar com as más disposições e os impropérios de quando em vez.

Bem, não é sempre! É só desde que chego a casa até que saio. Para estar livre do azedume e das aleivosices verbais o importante é não estar em casa!

Ontem, por exemplo,  reparou em mim e disse-me:

-"Com a gordura até parece que encolheste homem! Estás cada vez mais baixo!"

A mim irritam-me referências à minha altura. Não sei bem porquê ou se devemos procurar causas profundas e à moda de Freud nessa questão. Mas irritam-me!

-"Eu tenho 1,79m agora e desde os 18 anos de idade Mãe!"
-"1,79m? Pois não pareces!  E quantos quilinhos?"

Não sei se já referi que também me irritam referências àquilo que peso? Irritam-me mesmo!

-" Não tem nada a ver com isso!"
-"Deves ir nos 150kg! Ou mais!"
-" Que exagero Mãe!"
-" Pareces um quadrado! Tens mais de lado do que de altura!"

E daí para a frente ficou a falar sozinha, porque me lembrei de repente que tinha de fazer na Garret...

Quando cheguei logo disse:

-"Foste à Garret e não me trouxeste  nada?"
-"A esta hora já estavam os bolos frios. Mas tem aqui broas castelares"
-"Disso não gosto!"
-"Mais sobra!"

Se tivesse trazido o habitual queque de maçã frio ainda mais levava que contar...

Não é fácil! Como conseguiremos aguentar mais um mês ou dois?

Bem, tal como "não há bela sem se não", também nas situações mais desastradas existe refrigério. É preciso é saber encontrá-lo!

No caso vertente importa saber  que lá em casa  tenho a carteira da Senhora mais à mão de semear... E com a confusão dos medicamentos  o controlo sobre o saldo do cartão de crédito é decididamente menor...

 Levantamento a levantamento...Lá vamos aguentando...E olhem que podia ser pior...

Agora só falta o chibo do meu primo ir fazer queixinhas! Mas eu sei onde é que ele mora!

segunda-feira, novembro 19, 2012

O verdadeiro português: Manuel Borda d'Água!

Na TV deste fim de semana deram uma reportagem (acho que foi na TVI24) sobre o "último dos campinos": Manuel Borda d'Água.

Este senhor de 87 anos, que não lê jornais nem vê a televisão, mas que continua  rijo que nem corno de touro bravo, deu uma lição de vida a muita gentinha cá do burgo, com as suas respostas sinceras. Ora leiam sff:

- "O Senhor Manuel já ouviu falar da Troika?"
- "Treta?"
-"Não senhor, Troika!"
- "Nunca ouvi falar. Que bicho é esse?"
- "E da Chanceler Merkl?"
- "De quem?"
 - "Da Senhora Merkl!"
 - "Merdl? Merdl, Merdl nunca ouvi falar nem sei quem será..."
 - "Sabe quem é o Passos Coelho?"
 - "Coelho? Olhe ainda vi ali um há bocado, a fugir pela campina !He,he,he .... "
 - "Não é esse. É o primeiro Ministro Passos Coelho!"
 - "Atão puseram um coelho a mandar nisto?"

 E terminou em grande:

-"Sou pequeno mas danado para trabalhar! Fora esta que aqui vê nas minhas mãos, já são 3 enxadas que parto! E ainda me faço à terra , como estão a ver... Fumo muito? Se não fumasse já tinha morrido minha senhora..."

Ah grande ribatejano!  Ele e o seu cão "Valente",  rafeiro negro que já deve ter visto melhores dias, na sua juventude, mas que nunca o larga.

Quando me deparo com estas cenas ainda julgo que existe esperança para todos nós...

quinta-feira, novembro 15, 2012

Antecipação

Amanhã vou lançar o Postal Inteiro comemorativo dos 150 Anos da  publicação do "Amor de Perdição" , a S. Miguel de Seide , e não passarei por aqui. Vou num pé e venho no outro, para não ter que passar qualquer noite fora de casa atendendo às circunstâncias...

Por isso aqui deixo antecipadamente o habitual poema das "sextas".

De Mestre Almada aqui vai uma incursão (notável!!) no campo da fantasia mística, à moda do também grande Lima de Freitas noutra expressão artística. Este sim, o pintor por excelência de todas as fantasias e excentricidades.

Ambos foram - digo-o com muita honra - artistas que trabalharam para os CTT, fazendo originais de selos vários.

  Sèvres Partido

A amazona negra era bella como o sol e triste como o luar,
e ninguem acredita mas era pastora de galgas.
Figura negra muito esguia,
cypreste procurando vaga na margem do caminho.

Nas manhãs de Outomno, frias como os degraus do tanque,

 era Ella quem largava às galgas a lebre cinzenta,
e a que a filásse já sabia com quem dormia a sésta.
E as galgas já nem dormiam bem noutra almofada.

Sobre a relva, na sombra arrendilhada

das folhas amarellecidas dos plátanos
onde os repuxos do tanque cuspiam lagryrnas de vidro,
a Amazona negra sonhava o seu Principe encantado
e a galga do dia dormia quieta,
estendido o focinho no ventre d'Ella.

Uma manhã mais turva as galgas todas voltaram tristes,

de focinhos pendidos - e nenhuma para dormir a sésta!

Uma flauta triste vinha de viagem pelo caminho;

 chorava de seguida imensas canções de choros
e tinha acompanhamentos funéreos de guisalhádas surdas.

Callou-se a flauta, um cypreste distante gemia baixinho

 as dôres da tatuagem que lhe iam abrindo no peito.
O pastor lembrava ali o nome do seu Bem.

Pendia-lhe da cinta uma lebre cinzenta e a funda torcida.
As galgas como settas deixaram nú o caminho. E as guisalhadas...

Almada Negreiros, in 'Frisos - Revista Orpheu nº1'




Nota: Pintura "O Istmo" de mestre Lima de Freitas

"O Istmo - tela de Lima de Freitas -, assegura a máxima alquímica: o que está em baixo é como o que está em cima… Terra e Céu e Céu e Terra. O istmo do mundo Imaginal faz a mediação entre o mundo material e o mundo espiritual, entre o inteligível e o sensível, entre o imaginário e o simbólico. Está de acordo com o objectivo da Obra alquímica: (re)ligar Céu e Terra, espírito e matéria, por outras palavras, “materializar o espírito” e “espiritualizar a matéria”.

Trecho retirado de: ELEMENTOS ALQUÍMICOS (2)                                            Raquel Gonçalves (Departamento de Química, Faculdade de   Ciências, Universidade de Lisboa)

quarta-feira, novembro 14, 2012

A Greve Geral

Ontem não passei por aqui. Mais uma urgência com a "santa". Nada que eu não estivesse à espera... Vê-se sem dores e com alguma mobilidade e vai de imaginar que está "boa e pronta para outra!"

Mas não está. E ontem pregou-nos um susto com as exéquias que por lá fez em casa,  tal e qual como se estivesse a treinar para alguma maratona com o colete dorsal de identificação vestido , quando o que ela tem é mesmo um colete de imobilização! Não é a mesma coisa......

Mas está resolvido até à próxima. Questiono se não será de a trazer todos os dias para o emprego comigo? Pelo menos aqui estava debaixo de olho... E poderia ser (grande vantagem!) que contribuisse para a demolição da conhecida "unidade de queimados" do passeio do Báltico.

Mas hoje é dia de Greve Geral.

Já sabem que enquanto for responsável desta casa não adiro. Não tem a ver com nada de ideológico. Apoio as reinvindicações e compreendo o mal-estar e o ranger de dentes.

Mas mandava a honestidade e a frontalidade que antes de fazer greve me demitisse primeiro das funções que tenho, já que sirvo em comissão de serviço ( a conhecida frase "I serve at the pleasure of the President" tanto se aplica na West Wing lá da Casa Branca como aqui em Portugal).

Fora isso,  o que vi hoje entre as 6,10 e as 7.10H?  Mais carros na estrada mas nenhum autocarro. A  Versailles abriu com menos pessoal na barra - e com os sócios a atenderem, o que só lhes fica bem. Havia Jornais e os quiosques funcionavam. Metro? Nem sombra dele, pelo que me disseram.

Esperemos lá mais para os noticiários das 20h para saber os detalhes, uma vez que esta Greve é generalizada ao Sul da Europa e terá ainda a solidariedade de mais uns vinte e tal países.

Uma coisa é certa: com o relatório económico do Banco de Portugal (que saíu ontem) a pintar ainda mais de negro uma situação que - a bem dizer - já era fuliginosa, não será de esperar que quem de direito ouça os clamores dos trabalhadores?

De esperar será. Mas que os tais  "de direito"  farão ouvidos de mercador mais uma vez , isso  também me parece seguro.

Tão "seguro" ou mais do que o enconapado do homónimo, cabeça da oposição e que  - em bom português vernáculo - "nem defeca nem sai da moita"...

(Não era bem defecar, mas V. já compreenderam o que era.)

Há dias em que um gajo acorda a pensar que devíamos todos levar uma carga de vacinação geral de bom senso. De   cima para baixo e da  esquerda para a direita... Assim uma espécie de benção em forma de Cruz.

Só que os espertos do Laboratório Pasteur de Paris ainda não descobriram essa vacina. Ou já a descobriram e a malta das secretas (talvez os Illuminati" que estão outra vez na moda) fez desaparecer os cientistas para não ser divulgada...

Vejam aqui sff ( e não se riam muito, porque o mundo está perigoso!): http://www.realidadeoculta.com/illuminati.html

segunda-feira, novembro 12, 2012

A Visita do Papão,ou da Papoa...eh... ou da Coisa ou lá o que é...

Por algumas horas Portugal será o "centrão" da Europa toda. Vem por aí a Chanceler.

A Kaiserin Ângela chegará,  ficará 6 ou 7 horinhas e partirá.

Falará com os súbditos Cavaco, Portas e Passos. Passará por uma conferência organizada pela Câmara de Comércio Luso-Alemã onde estarão empresários "convidados"..

Ignorará mais de metade do País , o que, nas presentes circunstâncias, não é bom nem é mau, é um acontecimento  inevitável.

Deve ser bem recebida? Sim, obviamente. Isto ainda não é uma terra sem rei nem roque. Bem recebida dentro dos limites da hospitalidade lusa, mas sem que lhe beijem a fímbria do manto ou deitem no chão as capas para que ela não molhe o delicado pézinho...

É uma representante de uma certa sociedade do centro da Europa que nos conviria analisar friamente antes de enveredarmos pela condenação pura e dura. Ora leiam sff:

A Senhora Merkl é herdeira de uma sólida educação burguesa e calvinista. Com formação na área das ciências exatas ( Física teórica). Convencidíssima que não há pão sem suor do rosto , nem prosperidade sem trabalho árduo. Respeitadora em último grau das fontes  do dinheiro. Amada pelo seu Povo, a quem garante que não serão "eles" (os trabalhadores e honestos tedescos) a terem de pagar o "sempre em festa" em que se tornou a vidinha de todos os dias dos povos sulistas. Crente , sinceramente, que a destruição do tecido económico português ( e grego, e espanhol, e italiano , e...) foi fruto de décadas de dissipação , de falta de controlo e de truques de baixa política para ganhar eleições (e quem lhe prova o contrário?).

Agora, vamos nós tentar colocarmo-nos dentro dos seus sapatos. Sei que é difícil, mas tentem lá.

Sem conhecimento específico daquilo que por aqui se passou ( e eu pergunto: mesmo nós que cá vivemos sabemos extamente o que se passou e que deu nesta miséria atual??!!) é de estranhar que a Senhora em causa torça o nariz às Greves, Manifestações e  e outros clamores dos Povos por onde passa? E que defenda a Austeridade como única resposta para tudo? Uma espécie de Purgatório Protestante nesta Terra?

Não é nada de estranhar. Acho eu.

Mas obviamente que o que ficou dito é apenas uma das faces da moeda.

O problema é que "ela" também não quer saber as minudências que nos levaram todos até aqui...

Por exemplo,  de que forma as manobras dos "seus" banqueiros foram responsáveis pelas crises das dívidas soberanas...

Ou ainda - e talvez mais importante - porque é que a política comum da União Europeia , dominada pelo Centro da Europa, deu cabo da Agricultura, da Pesca e de alguma Industria dos Países periféricos, a quem os "nordestinos" pagavam para não trabalharem a terra e para abaterem os navios em vez de irem para o mar fazerem pela vida.

E será tão responsável quem tomou essas decisões como quem - confesso que talvez de braços abertos - as aplicou e aceitou.

Em conclusão: Não se trata de uma Valquíria em busca de vingança depois das humilhações de 1918 e de 1945, como muitos imaginam. É mais uma Reitora severa, que castiga o mau comportamento dos alunos sem levar em conta que os professores têm eles também responsabilidade no mau aproveitamento. E isto sem falar dos "chefes de turma" , os Primeiros Ministros que por cá formaram Governos.

Quem a nomeou  Reitora? Foi quem lhe pediu dinheiro para tapar o "buraco" que se abriu por debaixo de nós.

Há alternativas? Enquanto for "ela" a mandar na torneira desse dinheiro, não há.

Ou melhor, há a alternativa de sair do euro e recomeçar a vida sem luxos , sem demagogias e sem importações.

Lá mais para o meio do ano que vem veremos se essa alternativa, agora tão sinistra, não se revela de repente mais atraente...

Espero que não, mas já não juro nem prometo nada.

Nota: Tradução livre do "balão" : " É preciso Poupar! Eu já começei,  vejam como estou a usar os trastes  velhos lá guardados em casa..."

sábado, novembro 10, 2012

Para Descansar a Vista

Tal foi a volta que a vida deu que me esqueci do poema das Sextas... Não faz mal. Vai hoje ao Sábado!

Não quero que falte poesia na nossa relação malta!

Do moçambicano Mia Couto uma reflexão meia amarga sobre o Destino:

Destino

à ternura pouca
me vou acostumando
enquanto me adio
servente de danos e enganos

vou perdendo morada
na súbita lentidão
de um destino
que me vai sendo escasso

conheço a minha morte
seu lugar esquivo
seu acontecer disperso

agora
que mais
me poderei vencer?

Mia Couto, in "Raiz de Orvalho e Outros Poemas"


E sempre tendo por horizonte o mesmo Destino, aqui vai uma peça um pouco mais alegre, que bem precisamos todos.

Quem não gostaria de embarcar nesta "nau" admirável aqui lançada ao Mar por David Mourão-Ferreira?

A Secreta Viagem

No barco sem ninguém, anónimo e vazio,
ficámos nós os dois, parados, de mão dada...
Como podem só dois governar um navio?
Melhor é desistir e não fazermos nada!

Sem um gesto sequer, de súbito esculpidos,
tornamo-nos reais, e de madeira, à proa...
Que figuras de lenda! Olhos vagos, perdidos...
Por entre nossas mãos, o verde mar se escoa...

Aparentes senhores de um barco abandonado,
nós olhamos, sem ver, a longínqua miragem...
Aonde iremos ter? — Com frutos e pecado,
se justifica, enflora, a secreta viagem!

Agora sei que és tu quem me fora indicada.
O resto passa, passa... alheio aos meus sentidos.
— Desfeitos num rochedo ou salvos na enseada,
a eternidade é nossa, em madeira esculpidos!

David Mourão-Ferreira, in "A Secreta Viagem"






sexta-feira, novembro 09, 2012

A Jardineira da nossa Avó

Uma "jardineira" é um guisado que, como o nome indica, pode levar vários legumes (uma espécie de “jardim” dentro da panela).  Era antigamente um cozinhado de Verão, altura em que levava as batatas novas, as ervilhas frescas, o feijão verde da horta...Hoje em dia faz-se todo o ano e como se deve comer bem quente não deixa de ser uma bela comidinha de conforto para os dias de invernia.

A minha avó paterna, que sabia muito de cozinha, fazia mais ou menos assim:

500g de carne de vaca
1/2 chouriço de carne
1 cebola média
2 dentes de alho finos
2 tomates maduros
2 cenouras
200g de ervilhas (ou de feijão verde)
500g de batatas aos cubos
3 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta qb
meia malagueta para quem aprecia, desfeita.

Fazemos um refogado com o azeite, a cebola, os alhos, as cenouras, o chouriço e os tomates, todos cortados em pedaços pequenos ou rodelas.
Estando bem apurado, acrescento um pouco de água com a concha e espero que ferva.
Juntamos depois  a carne em pedaços e deixamos cozinhar 20 minutos em fogo lento e com a panela tapada.
 Finalmente, acrescentamos as batatas cortadas aos cubos, as ervilhas, o sal e a pimenta. Devemos ir vigiando e juntar mais um pouco de água, sempre com a concha, caso seja necessário para não pegar.

Está pronto quando as batatas estiverem cozidas.
Tiramos do lume  e esperamos uns minutos para abrir os sabores.

Um Segredo da "bisa" Jerónima: A minha bisavó cozia sempre antes um pedaço de toucinho magro em água. Hoje diríamos "Bacon". Depois era dessa água que ia acrescentando ao guisado, a pouco e pouco. O toucinho, desfiado ou cortado às tirinhas, acompanhava a jardineira para dentro da panela antes de esta  ir para a mesa...

Vai ser o nosso almocinho de hoje. Vou abrir uma Ermelinda de Freitas Touriga Franca de 2009 para ajudar à festa. A "santa" não bebe... Mas fazia-lhe bem. Acho eu que não sou médico...

quinta-feira, novembro 08, 2012

Antevisão da Reforma

Um gajo acordar à hora normal e ficar a olhar para o relógio até que se possa levantar sem causar dano aos outros é complicado.

Claro que já acontecia nas férias, mas agora com a "santa" cá em casa é ainda mais complicado.

Faz-se o que se pode, e dou comigo a pensar que se esta chatice que agora desabou sobre nós durar muito - e vai durar, disso não há a menor dúvida - há que encontrar uma rotina que não nos faça perder qualidade de vida, equilibrando os necessários cuidados com a doente e alguma alegria de viver para todos.

Neste momento a rotina teima em não se deixar instalar. Ainda é cedo demais. Os medos são muitos e a ansiedade que alguma coisa de mal possa acontecer - o receio de alguma queda por exemplo - é alta.

Quer eu quer o senhorio não saímos de casa a não ser para o essencial, para comprar pão e as outras "mércolas", e estamos sempre com o olho no burro e o outro no cigano (salvo seja), pois a Senhora, como está medicada e não sente dores, está cada vez mais "soltinha" e perigosa...

Vingo-me a cozinhar. Por acaso distraio-me com isso e é o que vale para amenizar as horas que custam a passar... O Senhorio ainda está ocupado com a Tese, mas eu, se não fossem os fogões, havia de me aborrecer de morte.

E por isso concluo: E se esta vida que agora levo fosse em parte a antevisão da reforma?...Que grande maçada!!

Ir do sofá da sala para a cadeira da mesa do almoço? Saber de cor a que horas dão os programas favoritos na TV? Esperar pelas 15h para começar a receber as chatas das visitas (as vizinhas e amigas não largam...). Olha que Pôrra!

Antes dedicar-me ao golfe !! Pelo menos andava agarrado a maior parte do tempo (ao pau) e ainda dizem que de vez em quando costuma haver uns beneméritos que abastecem um certo "buraco" com umas garrafitas do escocês... Isso é que era!!
Tás a ouvir Luiz?

quarta-feira, novembro 07, 2012

Férias forçadas

Estarei até Segunda feira em casa, apoiando a  "santa" cá de baixo nos primeiros dias do  seu regresso do Hospital,  agora que está com a mobilidade severamente diminuída...

É de esperar "sangue , suor e lágrimas"... da minha parte , está claro!

Os Posts podem sofrer com esta contingência...

Barack: Toma lá mais Quatro!

Ainda sem saber -  à hora a que escrevo - se o número total de americanos votantes preferiu Obama a Mitt Romney ( são idiosincrisias do sistema eleitoral estadounidense o facto de algumas vezes o Presidente eleito não ter obtido a maioria dos votos expressos. Aconteceu com Al Gore face a Bush filho por exemplo...)

O que é absolutamente certo é que na votação que interessa - a dos Grandes Eleitores - Barack Obama já ganhou!

Tem mais 4 anos para mostrar o que vale .

Se possível dê aqui uma mãozinha de pensamento económico mais "democrático" a esta Europa presa pelo frenesim da Austeridade sem Crescimento.

Isso é que era bom!

terça-feira, novembro 06, 2012

Quem manda no Mundo? Logo se saberá...

A frase do título já foi mais verdadeira , noutros tempos em que um Homem era um Homem e um gato era um gato (que saudades do Sebastião!) , em que  existia o famoso "muro", a cortina de "ferro" e mais a de "bambú", em que a malta saía de casa ansiosa por voltar sem que a sombra maléfica do abominável cogumelo atómico tivesse aparecido nos céus do planeta.

Hoje tudo mudou. O folclore associado às "nukes" já só serve para fazer uns filmes , ou para justificar umas sanções contra o Irão, e o Sr.  Presidente dos USA já não mandará assim tanto no mundo como na altura em que o "cowboy Reagan" ocupava esse posto de "mandão-mor" ex-eaquo com o Gorbachov...

Quem manda hoje mais no planeta?

Boa pergunta... Não sei o que lhes responda. Talvez não exista resposta única nem definitiva. Tudo é relativo. Hoje algum consórcio financeiro, amanhã uns especuladores da dívida soberana, ou fabricantes de armamento, ou (porque não?) até a malta dos sistemas de comunicação integrados e das redes sociais.

Se a informação é poder, os gajos mais informados do mundo devem ser os da National Security Agency (NSA) dos Estados Unidos da América.  

Nota: The National Security Agency is the Nation's cryptologic organization. It coordinates, directs, and performs highly specialized activities to protect U.S. information systems and produce foreign intelligence information. A high technology organization, NSA is on the frontiers of communications and data processing. It is also one of the most important centers of foreign language analysis and research within the government.

E como (teoricamente) essa tribo da NSA ainda depende do Presidente dos USA, acho que posso voltar ao título:

Quem mandará no mundo amanhã de manhã?

Parafraseando vários artigos de opinião saídos por estes dias na nossa imprensa, eu também diria: Se fosse americano votava Barack Obama!
Porquê?

Bem, depois de muito pensar acho que é por muitíssimos motivos que têm a ver com a intrínseca democraticidade da personagem: é um liberal sem o "neo" antes, tem resquícios Keynesianos na sua personalidade económica, defende o trabalho e o emprego, criou o sistema de saúde para todos, tem a vontade de acabar com vergonhas como a da prisão de Guantánamo (espera aí que esta não me saíu muito bem....).

Retomo:  e para além de tudo o mais, porque o homem tem um cão de raça portuguesa! É o Bo!


Ganha lá isso Barack! E depois traz o cão para ver a casa dos seus avós (enquanto esta existir...).

segunda-feira, novembro 05, 2012

Mafra: O concerto dos 6 órgãos e o resto...

Neste Domingo a necessidade de andar rápida e eficientemente foi grande.

Tinha que ir ao Hospital ver como as coisas estavam encaminhadas  e graças a Deus vão bem, tendo em conta a situação, que não é simples. A "santa" já se senta (com o colete de imobilização) e já começou a dizer mal do pessoal do Hospital, o que é sempre bom sinal. O problema é quando for para casa ( e tem de ficar na minha, que não tem escadas...). Mas, como dizia o Dr. Pilar, "hoje resolve-se o problema de hoje e amanhã o de amanhã. Um de cada vez porque tudo junto só complica!"

Depois da visita  obrigatória partia para  Mafra para apresentar o selo comemorativo do Palácio de Mafra, no intervalo de uma sessão que começava  às 15h com um concerto para os seis (6!) órgãos da basílica e continuava com a Missa Breve de Haydn, com coro de 70 vozes.

E havia ainda que "enfiar" o almoçito no meio destas tarefas todas.

No centro de  Mafra , ao Domingo, um gajo vê-se aflito para almoçar! É pior do que a baixa de Lisboa depois das 20h, em dia feriado... está tudo fechado!

Lá encontrámos (eu e o senhorio) uma Churrasqueira que servia transeuntes ao Domingo. Casa modesta, modestíssima!

Tinha Cozido à Portuguesa como prato do dia, sendo que, como depois se viu, a meia-dose era descomunal: vinha em 2 travessas, uma para as carnes e enchidos e a outra para os vegetais. Tinha bom aspecto e quem comeu achou bom. Antes do final ainda vieram "carregar" a travessa das carnes com mais chouriço, farinheira e morcela. Custava 8€ esta meia-dose.

Eu comi meio frango assado (a 5€) com batata frita, arroz e salada.

Vinho só havia o da casa, branco da Vermelha e agradável, o Tinto era  mesmo ali de Mafra  ( e menos conseguido, para mim).
Beberam-se 4 cafés. Pediram-se 2 whiskys mas o proprietário só tinha Chivas. Lá veio para a mesa uma garrafa velhinha, ainda sem "stopper" no gargalo. E aquele quando foi engarrafado era mesmo do bom!

Tudo somado paguei...27 €. Doçuras provincianas?

Nota engraçada: na Churrascaria em causa ouvia-se a televisão, mas não se via nada... O aparelho, ainda daqueles com cinescópio, não "imaginava" nada! Nadinha mesmo! Só saía som daquela caixa. Parecia assim uma espécie de "voz off" que ia relatando umas cenas para invisuais... O Proprietário, dando-se conta que estavam na sala duas criaturas de gravata, não quis que ficassem com má impressão da Churrascaria! Arma-se de um secador de cabelo e vai de dar valentemente ar quente na TV! Mas sem resultado até virmos embora...

O Concerto dos órgãos de Mafra:
São seis e têm nomes: São Pedro de Alcântara, Sacramento, Santa Bárbara, Conceição, Epístola e Evangelho. Os instrumentos datam de 1807 e foram os únicos alguma vez construídos com o objetivo de funcionarem em conjunto. Os órgãos foram construídos  pelos organeiros António Xavier Machado e Cerveira e Joaquim António Peres Fontanes, a pedido de D. João VI, sucessor de D. João V, que mandou construir o Palácio Nacional de Mafra.

Após um interregno de duzentos anos, os seis órgãos históricos do Palácio de Mafra, únicos no mundo, voltaram a tocar em conjunto em Maio de 2012 - Congresso Europa Nostra -  após um restauro  premiado  pela Comissão Europeia.

Dinarte Machado, foi o mestre organeiro responsável. O complexo restauro foi ainda acompanhado por uma comissão científica, liderada por Rui Vieira Nery , o mesmíssimo Autor do nosso novo Livro temático dos CTT " O Fado"!

Esse restauro, que durou onze anos e meio, foi um dos seis projectos considerados de excepcional relevância no património europeu deste ano.

Como foi o Concerto? De cair para o lado... Só não caí mesmo porque era tanta gentinha que nos apoiávamos uns aos outros...

Aqui vai o Programa:

MICHAEL PRAETORIUS (1571 - 1621)
Es ist ein Ros’ entsprungen (arranjo para seis órgãos de João Vaz)
Sérgio Silva, órgão do Evangelho
Isabel Albergaria, órgão da Epístola
David Paccetti Correia, órgão de São Pedro de Alcântara
Margarida Oliveira, órgão do Sacramento
Diogo Pombo, órgão da Conceição
Daniela Moreira, órgão de Santa Bárbara

JOÃO DE SOUSA CARVALHO (1745 - 1798)
Toccata em Sol menor
Allegro
David Paccetti Correia, órgão de São Pedro d’Alcântara

GEORG FRIEDRICH HÄNDEL (1685 - 1759)
Voluntary VI
Daniela Moreira, órgão de Santa Bárbara

ANÓNIMO (SÉC. XIX)
Sonata para dois órgãos
Sérgio Silva, órgão do Evangelho
Isabel Albergaria, órgão da Epístola

DIOGO DA CONCEIÇÃO (SÉC. XVII)
Meio registo de 2º tom
Diogo Rato Pombo, órgão da Conceição
JOHN TRAVERS (1703 - 1758)
Voluntary I
Margarida Oliveira, órgão do Sacramento

MARIANO MÜLLER (1724 - 1780)
Sonata Pastorale à quattro organi per il Santo Natale
David Paccetti Correia, órgão de São Pedro d’Alcântara
Margarida Oliveira, órgão do Sacramento
Diogo Rato Pombo, órgão da Conceição
Daniela Moreira, órgão de Santa Bárbara

CARL PHILLIP EMANUEL BACH (1714 - 1788)
Sonata em Fá maior Wq 70/3, H 84
I. Allegro
Sérgio Silva, órgão do Evangelho

FLOR PEETERS (1903 - 1986)
Miniature Nº 7 (de 35 Miniatures, Op. 55)
Isabel Albergaria, órgão do Epístola

ANTÓNIO LEAL MOREIRA (1758 - 1819)
Sinfonia para a Real Basílica de Mafra
Sérgio Silva, órgão do Evangelho
Isabel Albergaria, órgão da Epístola
David Paccetti Correia, órgão de São Pedro de Alcântara
Margarida Oliveira, órgão do Sacramento
Diogo Pombo, órgão da Conceição
Daniela Moreira, órgão de Santa Bárbara.